sexta, 31 março 2017 10:21

Município de Oliveira do Hospital apoia famílias com Complemento Alimentar Natalício

O Município de Oliveira do Hospital apoia, durante esta quadra natalícia, as famílias mais carenciadas do concelho com a atribuição do "Complemento Alimentar Natalício".

Este apoio é realizado através da entrega de cheques-compra com vista a garantir que as famílias beneficiárias tenham uma ceia de Natal condigna e com os produtos tradicionais a ela associados.

Desta forma, no presente ano, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital proporcionou uma quadra festiva mais reconfortante a 84 agregados familiares que receberam este "Complemento Alimentar Natalício".

Tratam-se de famílias, acompanhadas pelo Gabinete de Ação Social e Saúde da autarquia, que têm vindo a ser beneficiárias de ajuda alimentar através do Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital ao longo do ano.

Ao apoiar estas 84 famílias, o Município de Oliveira do Hospital disponibiliza uma verba de 4250 euros. Um valor que aumentou assim como o valor dos cheques-compra que é atribuído conforme a dimensão do agregado familiar – 30 euros (1 pessoa); 40 euros (2 pessoas); 50 euros (3 pessoas); 60 euros (4 pessoas); 80 euros (5 pessoas) e 100 euros (mais de 5 pessoas).

Refira-se ainda que desde 2012 que o Município de Oliveira do Hospital tem proporcionado este apoio sob a forma de cheques-compra que podem ser trocados pelos géneros alimentares nos estabelecimentos comerciais que aderiram à iniciativa. A saber: em Lagares da Beira, na Lojinha d'Anuska; em Nogueira do Cravo, no Minimercado Fonte Velha; em Oliveira do Hospital, na Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central, no Minimercado Albertino, Lda, no Minimercado Oliveira Fresca e no MiniPreço; em Santa Ovaia, no Minimercado da Ponte (Pt. das 3 Entradas); e no Seixo da Beira, na Mercearia Central do Seixo e no Minimercado da D. Maria Licínia Conceição Santos.

Com estes cheques-compra, as famílias apoiadas podem adquirir bens alimentares tradicionais associados à Ceia de Natal, como sejam, bacalhau, azeite, produtos lácteos, bolo-rei, farinha, açúcar, queijo e enchidos, entre outros.

Com este instrumento de solidariedade em época de Natal, e em sintonia com uma política de proximidade e acompanhamento às famílias mais carenciadas do concelho, o Município de Oliveira do Hospital apoia de forma próxima estes agregados familiares. Trata-se de um apoio financeiro direto às famílias e simultaneamente representa um estímulo à aquisição de bens e produtos nos estabelecimentos comerciais do concelho onde os Cheques-Compra podem ser descontados, representando por isso um reinvestimento no comércio local.