sexta, 31 março 2017 10:04

Praia Fluvial de Avô eleita como “Praia + Acessível” de Portugal

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, acaba de ser classificada como a "Praia + Acessível 2016" de Portugal pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

A vila de Avô, passa assim a deter a praia de interior "+ acessível" do país a pessoas com mobilidade condicionada. O primeiro prémio foi atribuído à praia costeira de Valadares Sul, no concelho de Vila Nova de Gaia.

O prémio "Praia + Acessível – Praia para Todos!" visa distinguir as duas praias portuguesas, costeiras ou interiores, que, tendo sido galardoadas com a Bandeira Praia Acessível durante a última época balnear, "evidenciaram as melhores condições de acessibilidade, constituindo-se, desse modo, como práticas de referência nacional, pela qualidade do usufruto da sua oferta de serviços e bem-estar que proporcionam às pessoas com mobilidade condicionada".

Para o Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, este prémio é o resultado inequívoco e o reconhecimento, a nível nacional, de todo o investimento que a câmara municipal tem vindo a fazer na valorização das praias fluviais e zonas balneares, na perspetiva da dinamização da atividade turística num concelho que cada vez mais se posiciona como um destino turístico de excelência.

Sublinhando o facto de o Instituto Nacional para a Reabilitação manifestar o seu reconhecimento "pelo grande empenho" deste município "na implementação e dinamização do Programa "Praia Acessível – Praia para Todos!", promovendo a acessibilidade para todos nas águas balneares concelhias, José Carlos Alexandrino sustenta que estes prémios nacionais são fundamentais para posicionar Oliveira do Hospital no mapa do turismo nacional e isso – sustenta o autarca – tem certamente contribuído para que hoje tenhamos um território com uma atividade turística em franca expansão.

"É um grande orgulho para Oliveira do Hospital termos uma praia fluvial com este estatuto e estamos todos de parabéns por conseguirmos, na época balnear de 2016, ter as melhores práticas de acessibilidade e grande qualidade no apoio disponibilizado às pessoas com mobilidade condicionada", refere José Carlos Alexandrino.

O autarca sublinha também que esta praia ficou parcialmente destruída pelas cheias de Fevereiro deste ano e que a Câmara Municipal, através de um investimento de 80 mil euros, conseguiu, em tempo recorde, meter mãos à obra e recuperar os estragos provocados pela força das águas nas infraestruturas e equipamentos de lazer.

Sublinhe-se que na época balnear de 2016, a praia fluvial de Avô – na ilha do Picoto – passou a ter uma cadeira anfíbia, que permitiu que as pessoas com mobilidade condicionada passassem a usufruir daquela zona balnear com mais segurança e conforto.

A instalação daquele novo equipamento resulta de uma candidatura do Município de Oliveira do Hospital ao Programa "Praia Saudável" da Fundação Vodafone Portugal. A cadeira anfíbia permite aos cidadãos com mobilidade reduzida aceder à água com o apoio do nadador salvador, e vem reforçar o conjunto de infraestruturas que fazem desta praia fluvial, na Ilha do Picoto, uma "praia acessível, uma praia para todos".

A distinção da praia fluvial de Avô, banhada pelo rio Alva, como a "Praia + Acessível" do interior do país, no âmbito do prémio patrocinado em 2016 pela Mobilitec, resulta de uma decisão tomada por unanimidade pelo júri nacional, constituído por representantes do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.; que preside, da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.; do Turismo de Portugal, I.P.; da Direção Geral da Autoridade Marítima/ Instituto de Socorros a Náufragos e, ainda, da Associação Bandeira Azul da Europa e do patrocinador.